Portal
Objectivos
1
Parque das Nações Como Era...
2
Estratégia Ambiental
3
Gestão Ambiental
4
Monitorização
5
Divulgação e Sensibilização
6
Percursos Ambientais
7

8

Introdução; DHURS; PEM;
Cidade de lisboa; Modelo urbano proposto; A exposição mundial de 1998; O plano de urbanização da zona de intervenção; As arruitecturas de referência; Os planos de promenor; Os espaços públicos; Conclusão;

Infraestruturas
Uma estratégia energético-ambiental; Pavilhão multiusos; Centro de exposições de lisboa; Edifício EXPO'98; Torre verde;
Introdução; APL - O Que é?; Doca de Santo Amaro;
Deixe-nos as suas Sugestões

Oficina de Ambiente
[ Oficina de Ambiente ]A "Oficina de Ambiente" é um Projecto de divulgação e sensibilização ambiental lançado pelo Parque das Nações, na sequência das transformações ambientais operadas pela Parque EXPO 98 S.A. no âmbito dos trabalhos preparatórios da Exposição Mundial de 1998.

Destina-se a escolas da rede pública e privada do Ensino Básico e Secundário e escolas profissionais, para alunos dos 5 aos 18 anos. Neste âmbito, divide-se em dois sub-programas: A "Oficina de Ambiente" propriamente dita, destinada aos jovens entre os 12 e os 18 (3ºciclo e secundário) e o "Ambiente Divertido" destinado às crianças entre 5 e 12 anos (pre-escolar, 1º e 2º ciclos).

A "Oficina de Ambiente" consta basicamente de três tipos de actividades, que poderão ser realizadas em conjunto ou de forma independente, consoante o interesse dos grupos que participarem nesta iniciativa:

  • Visita ao Centro de Monitorização Ambiental do Parque das Nações;
    A visita ao Centro de Monitorização Ambiental é apoiada por um programa multimédia que ajuda a compreender as transformações ambientais ocorridas na Zona de Intervenção, hoje Parque das Nações. São propostas as seguintes temáticas:

    - A Desafectação Industrial – anterior ocupação industrial da zona e a desactivação do polo petrolífero; os trabalhos de descontaminação dos solos das petrolíferas; a instalação de poços de monitorização de águas subterrâneas; a articulação da operação de descontaminação com a selagem do aterro sanitário de Beirolas e a respectiva integração no Parque do Tejo.

    - O Enquadramento na Cidade – a integração do Parque das Nações na cidade já existente; realojamento de famílias anteriormente residentes no Parque das Nações; medidas de minimização dos incómodos gerados pelo desenvolvimento da obra nas populações instaladas na proximidade do Parque das Nações.

    - As Infraestruturas Inovadoras – a reconversão da rede viária e sua articulação com as grandes infraestruturas de transporte, como a Gare do Oriente e a Ponte Vasco da Gama; a galeria técnica e as infraestruturas inovadoras nela instaladas: sistema de recolha automática de resíduos, distribuição de frio e calor, fibra óptica, gás natural, etc …

    - A Requalificação da Frente Rio – a libertação e recuperação da frente-rio; a reconversão da Ponte Cais de Cabo Ruivo na Marina EXPO; o fecho da Doca dos Olivais e qualidade das suas águas; a transição da margem regularizada para a margem natural; o Parque do Tejo; a regeneração do sapal; a regularização das margens do Trancão.

    - A Monitorização Ambiental – o Plano de Monitorização Ambiental do Parque das Nações e as suas diversas componentes: qualidade das águas superficiais e subterrâneas, qualidade do solo, qualidade do ar e meteorologia, ruído, comunidades biológicas, aspectos sócio económicos e o caso particular do Aterro Sanitário de Beirolas.

    Horário:

    Sessão: 09h30 - 10h30
    Sessão: 11h00 - 12h00
    Sessão: 14h00 - 15h00
    Sessão: 15h30 - 16h30

Nº máximo de alunos: 15 por Sessão.Ponto de encontro: Centro de Monitorização Ambiental, Cabeço das Rolas.

  • Actividades de Carácter Ambiental
    Estas actividades realizam-se na área de ensombramento contígua ao edifício do Centro de Monitorização Ambiental e pretendem, através da realização de experiências várias, sensibilizar os participantes para alguns problemas ambientais, ao mesmo tempo que permitem rentabilizar de forma agradável o tempo de espera necessário para aceder ao Centro de Monitorização Ambiental, cujo espaço é limitado.
    As actividades de carácter ambiental disponíveis encontram-se agrupadas em 4 grandes temas, encontrando-se várias outras já num processo de implementação:
    • Atmosfera
    • Poluição
    • Água
    • Biologia

A parte prática destas actividades é efectuada recorrendo apenas a materiais do dia-a-dia, como garrafas, corantes alimentares, palhinhas, etc.

Horário:
Sessão: 09h30 - 10h30
Sessão: 11h00 - 12h00
Sessão: 14h00 - 15h00
Sessão: 15h30 - 16h30

Nº máximo de alunos: 15 por Sessão. Ponto de encontro: Centro de Monitorização Ambiental, Cabeço das Rolas.

  • Percurso Ambiental no Parque do Tejo
    Trata-se de uma visita ao Parque do Tejo cujos objectivo principais são dar a conhecer os ecossistemas que o constituem bem como a sua importância, e as alterações a que esta zona foi sujeita no âmbito do processo de requalificação da frente ribeirinha.
    O percurso é orientado por monitores, sendo fornecido aos alunos fichas de actividades, guias de campo e binóculos.

    Horário:

    Percurso: 10h00 - 12h00
    Percurso: 14h00 - 16h00

Nº máximo de alunos: 30 por Percurso. Ponto de encontro: Junto à Torre Vasco da Gama. É aconselhável o uso de vestuário e calçado práticos.

Nota:
A realização das actividades previstas no âmbito do Projecto Oficina de Ambiente está dependente das condições climatéricas.

Ambiente Divertido

[ Ambiente Divertido ]Para os mais novos encontra-se em funcionamento a Oficina Infantil de Ambiente – "Ambiente Divertido".
Esta vertente para os mais pequenos consiste na realização de vários jogos, brincadeiras e actividades sempre virados para a sensibilização e educação ambiental.

Actividades:

  • Experiências Ambientais
  • Realização de experiências ambientais para os mais novos vocacionadas para o conhecimento da natureza, constando algumas do Kit de educação ambiental "Aprender a Gostar dos Oceanos" e outras, nomeadamente sobre a água , vento, orientação, energia, etc.

  • Jogos - Aprender Brincando
  • Realização de pequenos jogos ambientais tais como jogos de pista, exploração de jogos de água, adaptação pedagógica de jogos tradicionais portugueses, jogos de grupo baseados em particularidades da natureza, etc.

  • Oficina de Reciclagem
  • Fabrico de instrumentos musicais, reciclagem de papel, pilhas de composto, etc, utilizando resíduos, que podem ser recolhidos pelas crianças ao longo da sua visita. Os instrumentos musicais poderão vir a ser utilizados no percurso do Jardim da Música.

  • Percursos Ambientais (a implementar)
  • Os alunos, em grupos de 25 / 30 realizam estes percursos, acompanhados de monitores e com o apoio de documentação pedagógica adequada. Ao longo da visita vão realizando actividades lúdicas e pedagógicas de carácter ambiental, nomeadamente desenhos, textos, pequenos jogos, etc.

  • Parque do Tejo
  • Jardins Garcia de Orta,
  • Jardins de Água
  • Jardins da Música
  • Horta Pedagógica (a implementar)

Plantada pelos próprios alunos irá surgir numa das plataformas do Jardim do Cabeço das Rolas uma horta pedagógica onde os alunos poderão ter contacto com aprendizagens na área da produção agrícola.

Funcionamento: Os alunos em grupos de 25 realizam estas actividades, acompanhados pelos nossos monitores e, no mínimo, por dois professores (é aconselhável um maior número de acompanhantes no caso do Pré-escolar e Básico até ao 3º ano do 1º ciclo). Está actualmente a ser preparada documentação para que, brevemente, sejam os próprios professores a conduzir estas visitas, de modo a podermos alargar o seu número.

Está previsto que os produtos provenientes das actividades do Programa "Ambiente Divertido" (textos, instrumentos musicais, desenhos, etc.) venham a ser divulgados através de publicações de carácter infanto-juvenil, de apresentações no anfiteatro do Cabeço das Rolas (teatro, música, dança, marionetes, etc.) ou ainda expostos num espaço próprio, talvez uma futura Galeria do GIL.

Local:
Estas actividades realizam-se prioritariamente no Jardim do Cabeço das Rolas, que se situa na zona sul do Parque das Nações, sendo por isso a Porta Sul (da Torre da Refinaria) o acesso mais fácil. Em certos casos a oficina Infantil poderá começar por um dos Percursos Ambientais (vide ponto 4) e terminar com as actividades no Cabeço das Rolas.

Horário:
oficina infantil: 09h30 - 11h00
oficina infantil: 11h30 - 13h00
oficina infantil: 14h30 - 16h00

Inscrição:
A inscrição pode ser feita através do preenchimento da ficha de inscrição ou pelo telefone 21 891 91 51 – Cristina Ribeiro ou fax 21 891 94 02.

O documento designado CONFIRMAÇÃO DE VISITA só será enviado após confirmação prévia da disponibilidade de data.
Podem ainda ser solicitadas fichas através do número de Fax : 21 891 94 02, ou pelo telefone 21 891 91 51 – Cristina Ribeiro.

© 1999 Câmara Municipal de Lisboa
© 1999 Parque EXPO 98, S.A.
© 1999 Administração do Porto de Lisboa
Direitos Reservados
Mantido por webmaster@expo98.pt
Última actualização em 00.06.30 15:18:27